sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Escudos...

"A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinônimos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho se relaciona mais com a opinião que temos de nós mesmos, e a vaidade, com o que desejaríamos que os outros pensassem de nós", esse é um trecho do livro Orgulho e Preconceito da Jane Austen.
É incrível como as coisas acontecem na nossa vida, e o orgulho é algo que está sempre presente e se torna uma grande barreira para que possamos ser felizes... O que é a vaidade quando existe o orgulho? Ser vaidosa por exemplo às vezes torna nossa autoestima elevada e não é de um todo um mal... Porém nada pior que sermos orgulhosos, pois isso nos impede de fazermos tanta coisa que possivelmente acarretariam em felicidade... Hoje é o primeiro dia do ano, e mais uma vez as promessas são feitas, a esperança renovada e a expectativa do novo enche os nossos olhos e os nossos corações.
Eu mesma admito estar sentindo isso, ansiosa pelo novo ano, por tanta coisa que ele me reserva, e sempre isso nos obriga a fazer um paralelo com o ano anterior, tantas coisas que aconteceram, coisas boas e coisas ruins, e de todos os paralelos que eu lembro ter feito, imagino que esse é o que mais rendeu reflexões com uma base frutífera para corrigir erros que até então eu não tinha identificado, ou até tinha identificado, mas que nunca quis assumir, e de todos esses o pior de todos é o orgulho... Eu nunca tinha percebido o quão orgulhosa eu sou, eu sou vaidosa, mas não chego a me preocupar tanto com o que as pessoas hão de pensar de mim, mas nunca imaginei que eu me preocupava tanto com que eu mesma penso de mim...
É incrível como eu tento me controlar, controlar meus sentimentos, meus desejos, e até mesmo a minha felicidade... E assim como o Sr. Darcy que se controlava para não dar o braço a torner à pobre Miss Elizabeth Bennet, e que quando percebeu sua ignorância quase já era tarde demais para poder tê-la para si, percebo que corro esse risco de deixar o que eu quero se distanciar de mim. Às vezes usamos o orgulho como um escudo, tentando ficar ilesos ao mal, mas nem tudo que vem ao nosso encontro é ruim, por isso esse escudo também nos afasta a felicidade, talvez seja melhor arriscar a não usar o orgulho como proteção... Dosar... Um risco a correr...

2 comentários:

Unknown disse...

nós seres humanos somos pragmáticos, cheios de regras comportamentais que nem imaginamos ser tão impróprias e supérfluas...e ainda assim tão importantes para nosso caráter, e para a contrução de uma "persona"...as frases "somos quem podemos ser, somos quem podemos ser" e a outra "somos quem podemos ser e sonhos que podemos ter" representam exatamente o que digo, somos eu e vc apenas mais um à estar andando ao lado de pessoas desconhecidas, tentando ter um pouco de espaço e fama, de reconhecimento, e que acabamos esquecendo de duas coisas importantes...é que a vaidade e o orgulho podem ser manipulados caso queiramos...como exemplo: "eu amo a Larissa, a mulher mais linda de todo este mundo", este seria um perfeito exemplo de orgulho e vaidade...perfeito, mostrando uma maneira de demonstrar carinho e felcidade...pois demonstrar ao mundo que vc está ali com todo orgulho por estar ao lado de alguém tão importante...enquanto aos olhos de outros que te acharão piegas ou simplesmente mais um incrédulo em meio a outros, por não reconhecerem o grande valor que a Larissa tem...
... pois é grande verdade dizer: o rebanho sempre segue o rebanho....por medo de escracho e da estampa de estar fora de moda ou fora de um grupo social....

e seguiremos assim...supostamente orgulhosos e aperfeiçoadamente vaidosos...


...pois sou assim mesmo...tenho orgulho de me achar diferente de todos, me sinto especial, diferente...mas ainda assim não me sinto melhor que ninguém!

LARI, seu post está ótimo, vc escreve super bem. E tem uma grande chance de se tornar uma grande formadora de opniões....

me ORGULHO de ter te encontrado e sou merecidamente VAIDOSO em te chamar de amiga...coisa lora e linda de meu Deus...


não quero nunca mais ver duas gotas se esparramarem de encontro a uma pele sedosa,linda, de olhos magnificos e verdadeiros...olhos que quando encarados passam esperança e amor contínuo...


esse ultimo parágrafo é todo teu lora...

um xeiro, e um beijo no coração!!!

e lembre-se...se ainda não deu certo...só vale a pema mudarmos nosso jeito de abordar....se não mudar oque queremos que aconteça!!

bjs...vou indo...amanhã tem mais festa!

Narnia Secrets disse...

Entre os sete pecados capitais orgulho e vaidade são a mesma coisa, mas concordo com você quando demonstra que há diferenças.
Creio que orgulho é intrínseco, em doses deferentes, a todos nós, humanos.

Para sermos felizes precisamos lutar contra ele, não deixar que nos sufoque, mas duvido que seja possível que ele vá embora de vez...

Sua reflexão está ótima, é ao mesmo tempo pessoal e coletiva: fala dos seus sentimentos e da sua experiência específica e ainda assim sensibiliza a quem lê, pois toca em assuntos que dizem respeito a todas as pessoas.

Abs! Volte a escrever!